Entrevista de Mukaichi Mion e Okada Nana para ENTAME
Um novo vento está soprando para o AKB48. O 58º single foi lançado no dia 29 de setembro e o grupo começou seu próprio programa de TV. Neste momento, em que o grupo está unido como um só, a nova center abordou um tema fundamental nas atividades de idol. O charme do grupo só pode ser atingido como um grupo... Eu perguntei para Okada Nana, a nova center do grupo, e Mukaichi Mion, a gerente geral do AKB48, sobre esse tema fundamental. O que elas acham do AKB48 como um grupo idol!?
As roupas do 58º single "Ne mo Ha mo Rumor" são bem impressionantes com as mangas da jaqueta dobradas para revelar os braços.
Nana: Na verdade são mais longas que isso, mas deixei elas encurtadas para facilitar na dança.
Assim como a dança de "Ne mo Ha mo Rumor", eu sinto que o AKB48 se tornou mais sério esses dias. Acho que dobrar as mangas é um sinal disso!
Nana: Ah, acho que sim!
O grupo se sentiu mais próximo ultimamente?
Mion: Parece que sim. Talvez desde o Tandoku Concert em maio?
Nana: Eu também acho. Sinto que o espírito de todas está unido desde o medley sem pausa das 48 músicas.
Mion: Nós todas queremos tornar o 15º aniversário do AKB48 mais emocionante, e acho que viemos juntas na direção correta. Claro, a razão pela qual pudemos realizar o Tandoku Concert foi por causa da graduação de Minegishi Minami na noite anterior. Em sua graduação, as maiores graduadas do AKB48 estavam lá! Foi um show grandioso. Senti que estava testemunhando algo realmente bom para o grupo, mas também pensei que, talvez, nunca mais seja capaz de mostrar algo ainda melhor que aquilo enquanto eu estiver no grupo.
Nana: É verdade. Isso colocou muita pressão em nós no dia seguinte.
Assistindo o concerto da audiência, eu estava meio preocupado, pensando se seria ruim para as membros atuais se sentirem "vazias" pela aura avassaladora das membros graduadas como Oshima Yuko, Shinoda Mariko, e outras...
Nana: É, eu sou grata pela incrível apresentação que Miichan preparou para nós, mas eu senti que as membros atuais que testemunharam de perto a aura épica das veteranas começariam a desistir por um momento. Até eu senti a aura.
Mion: Com aquela atmosfera pairando no ar, eu estava me perguntando o que eu poderia dizer para todas no amontoado dia seguinte. O que eu consegui dizer foi "Se vocês não conseguem fazer melhor do que ontem, o AKB48 nunca seguirá em frente; o AKB vai acabar. Hoje, quero que vocês subam no palco com a promessa de que terão a confiança de achar que são as melhores".
Depois do concerto de graduação, uma das membros empurrou Minegishi em um buraco como parte de uma pegadinha (risos).
Mion: Sim, ela ficou completamente branca (risos). O AKB48 tem sido realmente pacífico esses dias. Estávamos todas nos divertindo tanto juntas que quase nos esquecemos do grande "AKB48" do passado. Estou feliz em testemunhar isso com meus próprios olhos.
Nana: Isso acendeu um fogo embaixo de nós. Nós temos algo pra superar novamente. Miichan nos ensinou isso de novo.
Na segunda metade de agosto, eu pude sentir um senso de unidade durante a peça de "Majimuri Gakuen". Como foi?
Nana: Parecia que estávamos unidas.
Mion: Os ensaios foram difíceis.
Nana: Nós praticamos aproximadamente 10 horas por dia em um mês (risos).
Mion: Teve um período de tempo em que nós tivemos uma pausa por causa do corona, então acabamos treinando 12 horas todo dia na última semana.
Nana: Ficar juntas todos os dias por tanto tempo realmente ajuda a criar vínculos próximos.
Mion: Yep. Muito disso foi devido ao poder de Naachan. Vê-la trabalhando tão arduamente fez o resto de nós sentir que não tinhamos escolha a não ser fazer o mesmo!
Nana: Isso é bom (risos).
Mion: O AKB48 parece ficar cada vez melhor com Naachan na frente.
Nana: Minha maior força é que, quando procuro fazer algo, dou tudo de mim. Já que eu estava fazendo a personagem principal, dei meu melhor para mostrar isso. Tinha canto, dança e atuação, então foi a performance mais difícil que já fiz.
Mion: A mais difícil pra mim também...
Nana: Tudo exigia muitas calorias com 14 apresentações no total!
Como era a história?
Nana: Tinha muitas linhas na história que se aplicavam ao AKB48 atual. Por exemplo: "Somos nós que paramos de sonhar. Somos nós que temos possibilidades de limitar. Se usarmos nosso verdadeiro poder, podemos ir a qualquer lugar e nos tornar qualquer coisa". Esses tipos de mensagens estavam espalhadas por toda a peça.
Mion: Toda vez que escuto a letra da música "Donzoko", sinto vontade de chorar no fundo (risos). É uma música sobre acreditar em si mesmo, não pude deixar de pensar que está é uma mensagem para o AKB48 atual.
Eu pude definitivamente ver as comparações com o AKB48 atual. No final da apresentação, todas pararam de brigar, e isso me fez pensar quando o AKB48 parou de fazer as eleições gerais (Senbatsu Sousenkyo).
Mion: É verdade.
Nana: AKB48 parou de brigar, e todas foram ver as estrelas juntas.
Havia uma frase assim na peça também que mostrava que todas estavam unidas. O Tandoku Concert, a dança de Ne mo Ha mo Rumor e a peça, estão todos conectados.
Nana: Não sei se foi uma coincidência ou de propósito, mas acho que nesse período do AKB48, apenas concertos, stages e singles são extremamente valiosos. O poder do grupo melhorou muito, e eu consigo sentir isso.
Mion: Durante o ano passado, os ventos mudaram, e eu posso sentir a atmosfera de todas trabalhando juntas para deixar o grupo mais emocionante. Me deixa feliz pensar que esse é o AKB48 que eu gosto.
Os padrões de avaliação do mundo mudaram muito nos últimos dez anos. Não é mais baseado no ranking da Oricon ou o número de cópias vendidas, agora é baseado no número de visualizações do MV e seguidores.
Nana: Sim. Acho que o AKB48 se tornou exatamente o que deveria ser. Quando lançamos "Ne mo Ha mo Rumor" como um single solo apenas para as membros do AKB48, não estávamos preocupadas com o número de cópias vendidas, mas sim com quantas músicas boas poderíamos entregar.
Você praticou para este single mais do que qualquer um dos singles anteriores?
Mion: A gente teve 3 horas de ensaio todo dia por um mês.
Nana: Só conseguimos fazer isso por causa de como os membros atuais são incríveis.
Eu espero que o novo programa "Nogizaka ni, Kosaremashita" (NOTA: a entrevista pelo visto foi feita quando o programa ainda estava no ar) siga a mesma tendência. O que acharam do título?
Mion: Achei uma coisa velha para o título...
Nana: Nunca pensei que se tornaria o título (risos).
Alguma membro se opôs ao título?
Nana: Elas estavam felizes com o começo do programa, mas os fãs podem se sentir desconfortáveis... Isso me deixou triste. Nós nunca nos comparamos com o Nogizaka até agora...
Mion: Eu nunca nem me preocupei em nos comparar com o Nogizaka.
Vocês realmente não precisam se comparar a elas, mas é fácil entender por que vocês fariam no dia do Japan Record Awards. Desde 2017 e 2018, Nogizaka46 ganhou o grande prêmio ao invés do AKB48.
Nana: Isso me fez chorar... mas agora o AKB48 está seriamente buscando pelo prêmio e o NHK Kouhaku Uta Gassen. Nós mudaremos as coisas daqui!
De volta ao novo programa, no primeiro episódio, perguntaram para Okada qual era o charme do AKB48 atual e ela não conseguiu dar uma boa resposta.
Nana: Me arrependo muito disso, mas agora posso dizer realmente que o nosso atrativo é o teatro. Ser capaz de se comunicar com os fãs de uma distância tão próxima o tempo todo é algo que apenas o AKB48 pode fazer, e o fato de haver tantas pessoas e tantas personalidades diferentes também fazem parte da nossa atração. Acho que é tarde demais para ter essas idéias após a gravação.
Mion: A parte boa do programa é que você pode ver como o público enxerga o AKB48. Pessoas vão falar "Se você planejar um projeto de apenas duas semanas no SNS, você não vai gerar nenhum buzz" e isso realmente me faz pensar.
O produtor do programa, Takahashi, disse em uma entrevista online que ele gostaria de ver mais espíritos de briga.
Nana: Eu acho que há muitas membros que se destacam.
Se tem algum projeto que vocês querem fazer, você pode apelar diretamente ao diretor, ou se quiser estar em uma revista, nos diga!
Nana: Entendi. Faremos isso.
Claro, fazer isso só vai te deixar forte individualmente e não afetará diretamente o apelo do grupo.
Mion: Verdade.
Por exemplo, a razão pela qual as pessoas fazem fila no shopping da loja Aeon é porque elas confiam na própria Aeon. Cada inquilino tem que trabalhar duro dentro do ambiente para essa confiança.
Nana: Oh, realmente. Claro que ainda é importante para as membros trabalharem duro por conta própria, mas isso não leva à populariedade imediata do AKB48 como um grupo. Isso faz sentido.
Mion: É importante que todas no AKB48 fiquem animadas juntas.
Por isso quis dizer que as tendências recentes do AKB48 são ótimas para o grupo.
Mion: Isso é ótimo! Estou convencida.
Nana: Sou uma grande fã de shoppings, então entendi essa analogia!
Quero ver todas as membros se apresentando no ano novo no Kouhaku!
Mion: Todo o AKB48! Vamos fazer isso! É nossa nova meta.
Nana: Se conseguirmos, podemos fazer isso em 2022!
Mion: Não é possivel uma pessoa só conseguir ir para o Kouhaku por conta própria... Temos que trabalhar duro juntas agora.
Nana: Todas nós precisamos fazer algo grande juntas. Isso que mostraremos agora!
Mion: Primeiro temos que ser convidadas para o Kouhaku com esse single! Faremos nosso melhor!
Siga Mion e Nana nas redes sociais:
Mukaichi Mion
Twitter: mionnn_48
Instagram: ___mion.m
Okada Nana
Twitter: okadanana_1107
Instagram: okada7_akb48_stu48
JP-ENG: aneroph Thank you!
Por: Maru
Nenhum comentário